terça-feira, 1 de maio de 2012

Quantos tapa-olhos você quer? Um ou dois?



Pela boa definição, tapa-olho é aquele pedaço de pano que conferia charme aos piratas e a Elle Driver ( loirona caolha do filme Kill Bill). Infelizmente, tem mais gente por ai usando tapa-olho do que agente imagina. Usa o tapa-olho social e político e/ou religioso.

Vamos começar pela política, o assunto preferido dos noticiários. Pergunte ”Qual a sua opinião sobre o cenário político no Brasil da atualidade? ” e prepare-se para ouvir  “ Eu não me interesso por política porque é tudo roubalheira” . Parabéns! Estais diante de um caolho.

Acompanhe o gráfico: Tivemos formação econômica de exportação de matérias primas para potencias já industrializadas. Em troca, recebemos produtos industrializados. Mais tarde, mudamos de posição (ui!): abrigamos as amadas multinacionais em nosso “patropi”. Trouxeram a tecnologia deles, as maquinas deles, nos dão um salário, mandam todo o lucro para suas sedes no exterior e reclamam que fecharam no vermelho, e que não tem subsidio para crescer... Toca o Governo ir pedir din-din lá fora (JK  não me deixa mentir). Mas veja que coisa... É nosso din-din, mas revestido de impostos pelo empréstimo. E quem cresce? A dívida externa.

Os empresários brasileiros vão quebrando em relação aos já consolidados “monstros” multinacionais.  E o Brasil está aprendendo direitinho... já está tratando de tocar parte de sua produção para a China, onde a mão de obra é baratinha e tem muito espaço. Tem culpa eu, tem culpa a Cátia? Não, claro que não! Entendo os empresários: pagam um salário para o funcionário pelo trabalho dele e mais um salário para te-lo registrado em carteira, daí 1=2. Somos os trabalhadores mais assistidos do mundo então! Sim..vai lá na fila do INSS e me diz oque acha. E os sindicatos? É coisa de comunista!Engraçado que falam isso antes do comunismo existir. Mas voltando a política...(e eu esqueci do gráfico..Ah, fica pra próxima). 

Dizem por ai também: “Governo promete gerar 100.00 empregos para esse ano”. Governo não gera empregos, quem gera empregos é a economia. O que o governo faz é não gerar condições da economia se desenvolver... Mas cobrando de nós FGTS e PIS/PASEP ( que surgiram como solução de urgência para criar capital quando o “milagre econômico” começou a dar errado,e ainda é cobrado) junto com os amáveis outros impostos sobre tudo que compramos e fazemos, fica meio difícil equilibrar essa gangorra econômica. Como expandir os negócios e gerar mais empregos se não há mercado para consumir tudo? Ah, mas o Brasil tem um monte de gente... Concordo! Pergunta: como aumentar o consumo se o salário não aumenta e nem os impostos abaixam? Não vale roubar...

A saída é a Educação de qualidade! Escolas, professores que não faltam, notebooks para os alunos, merenda, material didático. Excelente, não tem oque questionar! Ah, tem sim... Como é esse conteúdo? Oque, como é e para quê é ensinado? Eu aprendi no ensino médio a copiar texto do livro, mas não tive tempo de compreendê-los e refletir sobre eles, afinal, tinha que terminar logo para ganhar visto no caderno. Amava meus professores do Ensino médio, mas odiava oque eles nos mandavam fazer.  Saímos formados do ensino médio como copistas profissionais. E passamos a vida “copiando”... Copiamos oque vemos na televisão, os comportamentos dos nossos amigos, os textos da Winkpédia,etc..etc..

Mas vamos voltar a falar de política?Falamos de política o tempo todo.

Outro tapa-olho complicado é o da religião... E esse assunto eu sei que é bem complicado de ser tratado, porque fé é algo sagrado e inquestionável. Não questiono a fé, ao contrario, é oque me mantém viva. Questiono oque é falado usando o santo nome de Deus, ou de como você preferir chama-lo. Infelizmente, as religiões são por vezes, mal interpretadas. Ser humilde tem a ver com dar esmolas ao próximo, não acumular riquezas (você tem que deixa-las para os pecadores), casar virgem, acreditar que o responsável pelas suas desgraças é o demônio, etc..etc.  Se sua religião diz que sim, você diz que sim, apenas porque ela está dizendo. Ninguém é detentor da verdade absoluta, por isso temos livre arbítrio, para escolhermos nossa verdade. Do contrario, existiria só uma religião.

Não devemos “temer a Deus”, “o inferno” ou a “reencarnação”. Devemos temer nossa acomodação de nos pautar nas premissas religiosas da boca pra fora quando nossa consciência e cidadania continuam cultuando a televisão.

Continuo me esforçando para arrancar meus dois tapa-olhos. A vida, como as pessoas gostam de dizer por ai, é nossa, e ninguém nos tira esse direito. E ela é linda. Que tal vê-la também?

Um comentário:

  1. "Nossa Inteligência e cidadania cultuando a televisão..." exatamente o que faz jovens dizerem "Eu não me interesso por política porque é tudo roubalheira” E Collor de Mello fatalmente refletindo "Se eu desse o golpe nesses tempos ao invés da década de 90, com certeza ninguém ia pra rua com caras pintadas" - Televisão é fantástica, uma arma em massa de alienação... encantadora e provocante... falo isso porque sou um zumbi assíduo, e assim como a maioria, não me interesso mais por política. Eu quero é Copa do Mundo na minha TV de 299 canais com Wi-fi e Bluetooth, quero banheira com hidromassagem, Victor Hugo e “Cavalera” nas minhas gavetas... o capitalismo é uma enxurrada de prazeres por todos os lados, e por mais que se reclame, as classes antes C agora já são B, o Ibovespa fecha negativo, a Europa sangra ao peso do Euro e o Brasil passa a Inglaterra no PIB, então quem esta preocupado com o Cachoeira? só Willian Bonner mesmo, jovens "caolhos" querem comprar é mais tapa olhos, querem luxuria a viagra genérico, red-bull com whisky adulterado, pagar 25 reais num vallet na Vila Olímpia que deixará seu carro na Rua, stereophonics no Ipod, querem face book, querem twiter pra saber onde há comando da lei seca, e êxtase, muito êxtase... e a solução baby... cada um faz a sua... minha dica pra vc... Continue escrevendo seus bons textos na net, pois aqui é o melhor instrumento em massa para você levar um pouco da sua cultura a caolhos anônimos como eu...

    Bjs e obrigado pelo atendimento na loja hj... não levei nenhum produto (não fazem camisetas legais tamanho P ) mas levei uma incomoda sensação da nossa breve conversa, sensação tamanha que me fez chegar em casa e te procurar na rede mundial de computadores. Sinistro te achar tão fácil, acho que a Internet é pior que a televisão.

    Rodrigo Damião.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails